Visitantes

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Geógrafo & Professor de Geografia

Geógrafo x Professor de Geografia
ou
Geógrafo + Professor de Geografia




Durante minha formação na graduação sempre ouvi falar que o profissional Geógrafo estava perdendo espaço para outros profissionais, que não era valorizado nas áreas técnicas ou em projetos.

No entanto, analizando o curso superior de Geografia, percebemos que a maioria dos professores também não são licenciados, muitos nunca tiveram outra experiência de sala de aula.

Na minha opinião, as duas profissões são complementares, o interessante seria que ambos tivessem a experiência da outra área, mas como a própria evolução da ciência exige uma especialização, acho fundamental o respeito e valorização do profissional de cada área.

Se os bacharéis querem, e por direito, seu espaço, os licenciados em geografia também possuem seus méritos e experiência na sua área, e a própria universidade deve valorizar esses profissionais!!




Geógrafo e Professor de Geografia

No Brasil, um Geógrafo é o profissional que fez o Bacharelado em Geografia, legalmente habilitado através da Lei 6664/79, no qual remete-se ao registro no CREA de seu estado.
A diferenciação profissional entre um Geógrafo e um Professor de Geografia é que o Geógrafo possui habilitação para emissão de pareceres técnicos, desde que regularmente associado ao CREA, assim como para a elaboração de EIA/RIMA, podendo também prestar concursos públicos para quadros estatais que precisem de bacharelados.

Já o professor de Geografia é o profissional que tem titulação de Licenciado em Geografia, podendo exercer legalmente apenas as funções de docência, do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental (antigas 5ª a 8ª série), e todo o Ensino Médio.
Para lecionar no Ensino Superior, especialmente nas universidades públicas brasileiras, tanto o licenciado quanto o bacharelado comumente faz um curso de pós-graduação, não necessariamente na Geografia, mas também nas áreas afins. A obrigatoriedade fica por conta de cada edital de concurso ou da política interna das universidades.

Historicamente, o geógrafo vem perdendo colocação no mercado de trabalho para o Engenheiro Ambiental e geólogo, devido à visão segmentada do conhecimento que o mercado exigiu nos últimos anos, pois o geógrafo não se compatibiliza com análises segmentadas e sim é capacitado para lidar com a visão de totalidade que envolve as análises das dinâmicas sócio-espaciais, seu principal objeto de estudo.

Apesar de nos últimos anos o próprio modo capitalista de produção ter contribuído para a segmentação do conhecimento, há uma tendência no mercado de trabalho onde é importante ter a capacitação de analisar a totalidade dos fenômenos de maneira interdisciplinar. Dessa forma o Geógrafo acaba sendo um importante profissional cada vez mais designado para coordenar equipes multidisciplinares devido a sua formação abrangente.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia


5 comentários:

Anônimo disse...

Como eu tenho as duas habilitações estou bem tranquila !!!
Mas com certeza as aulas que leciono sao bem mais completas e detalhadas devido ao conhecimento que obtive no bacharelado.
Abraços !

Vanessinha28 disse...

Que interessante, aqui no curso de geografia da UFSM escuto o mesmo blábláblá de que o geógrafo está perdendo espaço para profissionais de outras áreas, na verdade nem ele mesmo se valoriza. Temos uma geografia segmentada em gavetinhas e com uma visão determinista, acrescida do darwinismo social imposto pelo mercado de trabalho.

Thiago Machado disse...

Bons esclarecimentos geoprofessora. Acho que temos de lutar pela valorização de ambos e inclusive discutir essa terminologia do geógrafo.

Assim como a AGB penso que geógrafo é todo aquele que faz geografia.

Convido-a para uma leitura no meu blog.

espacobanal.blospot.com

Carol disse...

Geoprofessora!
Estou em crise, rs... tenho as duas habilitações. Ao término da facul ingressei na rede, lecionando! Isso já fazem 6 anos. Minha vontade sempre foi atuar como geógrafa (sei que não se separa o profissional do "professor") e a sala de aula hoje não está muito fácil! Estou com muita pena de abandonar o magistério, mas se aparecer algo, acho que vou arriscar! Estou estressando demais com os alunos... eu não era assim, rs! E vc? Gosta de lecionar?

*Geoprofessora* disse...

Thiago: Obrigado pelo comentário no meu blog!
Gostei bastante da sua reflexão!!
Vamos sim lutar e fortalecer a Geografia e todos os seus profissionais!

Carol: Acho que vale a pena experimentar outras áreas da geografia, já que tens habilitação e estás em 'crise'!! e te digo lecionando sempre vai ter sempre altos e baixo, momentos de muita alegria e realização, outras de frustração e 'crises'.

Roberta - Geoprofessora